Seguidores

domingo, 11 de abril de 2010

2 QUESTÕES - ANÁLISE DE TEXTO E GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA

APLIQUEI ESTAS DUAS QUESTÕES EM UMA PROVA DE 9º ANO.


Subindo a ladeira




Quando te vejo subindo a ladeira


Ponho minha roupa de domingo, toco violão


Lanço meu sorriso de Marcos Palmeira


Mostro meu corpinho fabricado pela malhação


Quando te vejo subindo a ladeira


Faço aquele tipo mauricinho que é de matar


Te chamo prum pagode lá em Madureira


Mostro o meu book da Sonora


Pra te impressionar






Por que você não vem me dar amor


Por que você não vem pra mim


Eu não sou garota de Ipanema


Mas você também não é um Tom Jobim


LEE, Vander. Subindo a Ladeira. Vander Lee ao vivo.

Todo discurso é composto por pelo menos duas esferas: a esfera de comunicação na qual se encontram o autor e o leitor do objeto texto, o seu contexto sócio-histórico e sua intenção, e a esfera do enunciado, composta por personagens, conteúdo temático, estilo de linguagem e recursos linguísticos apropriados aos interlocutores. Analisando a esfera comunicativa e enunciativa do texto, marque a alternativa que está correta.
a) Na esfera enunciativa, o provável interlocutor é aquele a quem o eu - lírico feminino pretende impressionar, talvez um pretendente ou namorado.
b) A linguagem utilizada pelo eu - lírico não se adéqua à situação de comunicação, já que o texto deixa pistas sobre o alto nível social de seus interlocutores.
c) O texto tem como suporte, originalmente, um livro de poesias.
d) O autor faz uso de diálogos marcados pelo humor para aproximar o texto a um tipo específico de público.

No período composto por coordenação, as orações são independentes, isto é, nenhuma delas desempenha função sintática em relação à outra. Os dois últimos versos da canção poderiam ser reescritos, sem alteração de sentido, desde que a conjunção que os conecta fosse trocada desta forma:
a) Eu não sou a garota de Ipanema, logo você não é um Tom Jobim.
b) Eu não sou a garota de Ipanema porque você não é um Tom Jobim.
c) Eu não sou a garota de Ipanema e você não é um Tom Jobim.
d) Nenhuma das anteriores.

DOIS VIDEOZINHOS PRA QUEM QUEIRA OUVIR A MÚSICA:




NESSE SHOW EU ESTAVA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário