Seguidores

segunda-feira, 9 de março de 2009

Romeu e Julieta para todos

Olá pessoal...
Hoje levei para sala de aula a primeira cena do ato um de Romeu e Julieta (estamos estudando o gênero textual Dramático ou Texto Teatral, como quiserem). A aula foi preparada para o 8º ano. O texto era original, com todo o rebuscamento shakespeariano. Pois bem, a proposta era fazer uma leitura dramática do texto, como manda o figurino. Dispus as carteiras em círculo, falei sobre o autor e sobre o momento literário ao qual pertencia. Citei algumas características do texto, começamos a leitura e VOILÀ: foi risada atrás de risada.
Passagens como: " Sansão: ... Vou morder o polegar, o que para eles será desonroso, no caso de não retrucarem" Foi motivo de riso por parte de alguns alunos. Os meninos tiveram uma reação mais desrespeitosa. As meninas estavam interessadas apesar de não terem se candidatado para a leitura do texto que ficou mais a cargo dos meninos. Atribuo o maior interesse das meninas à sensibilidade e romantismo tipicamente femininos.
Interessante que a primeira leitura mostrou-se bastante improdutiva já que os alunos que leram as falas não conseguiram uma leitura fluente. Ficaram presos e com medo do texto. Creio que o uso da ordem inversa quase que na totalidade do texto foi o responsável pela leitura insatisfatória.
A tarefa deixada para nossa próxima aula foi a releitura do texto. Compreendendo as falas, consultando o dicionário e respondendo a um roteiro de interpretação textual.
Nosso próximo passo é a leitura da cena dois na qual Montecchio e Capuleto são punidos pela quebra da paz em Verona e quando Romeu e convidado para festa em casa de Julieta. Momento aliás muito questionada na aula de hoje. Como transcrito abaixo:
aluna 1: "Romeu sofre por causa de Julieta?"
professora: "não, Romeu é apaixonado por outra mulher, ele ainda não conhece Julieta"
aluno1: "quando Julieta vai aparecer?"
Outras falas importantes surgiram no decorrer da leitura:
aluno 1: "Romeu era negro?"
Percebe-se a importância de mostrar aos alunos que a obra , apesar da distância temporal, trata de sentimento universais, independentes de sexo, raça, crença religiosa. O aluno que interpreta Romeu pode ser moreno ou negro ou branco. Julieta não precisa ser a menina mais bonita da turma. Deve ficar claro para os alunos que o texto em si já carrega verdades universais sobre sentimentos humanos.
Pretendo concluir esse trabalho em Abril e assim postar aqui o vídeo da atuação dos meus atores que ainda não conseguiram enxergar a beleza do texto de William Shakespeare.
Abraços....

Um comentário:

  1. Se todas as escolas tivessem professoras como você que se esforça para deixar a aula mais atrativa teríamos alunos mais interessados.
    Parabéns pela iniciativa e pelo Blog que está lindo!
    Aris

    ResponderExcluir