Seguidores

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Psicose de Alfred Hitchcock






FICHA TÉCNICA

Título Original: Psycho
Gênero: Suspense
Origem/Ano: EUA/1960
Duração: 109min
Direção: Alfred Hitchcock


Obra prima de Alfred Hitchcock, Psycho (1960) conta a história de uma secretária que após ser encarregada de depositar uma grande quantia em dinheiro, decide fugir para se casar com seu amante. Em sua viagem para ir ao encontro dele, acaba errando o caminho e chega a uma hospedagem dirigida por um simpático homem que a recebe com muita atenção. É aí que sua jornada tem fim. A clássica cena do chuveiro retrata o momento em que a moça é assassinada por um vulto feminino, o que leva o público a crer que a culpada é a mãe do dono do hotel. A partir daí tem início uma verdadeira saga para a descoberta e os reais motivos do assassinato.
O filme pode ser usado em sala de aula com a finalidade de uma abordagem comparativa entre outros filmes de suspense. A comparação pode se dar no âmbito da ambientação (um hotel sem hóspedes, uma noite chuvosa, uma casa sombria e assustadora), da complexidade das personagens (planas ou redondas) e da trilha sonora (que no caso de Psicose, marca com muita ênfase os momentos de maior suspense). Marcas situacionais, como a sombra de uma mulher em uma janela no alto de uma casa velha e escura, por exemplo, típicas dos filmes do gênero, também podem compor um quadro comparativo.

O fato de ser um filme em preto e branco, com essa distância temporal do momento da criação até o momento da exibição (exibido para alunos de 6ª série), de ser um filme de suspense, o que agrada muito a faixa etária, tudo isso, causa grande interesse nos alunos, o que, acredito, será bastante enriquecedor.


A atividade acontecerá seguindo os seguintes passos:

1º - exibição, na escola, do filme Psicose.
2º - em casa, cada aluno assistirá a um filme, também suspense, a sua escolha.
3º - proposta para criação do quadro comparativo onde deverá constar para análise de semelhanças e diferenças: ambientação, personagens de maior importância para a trama, trilha sonora (momentos em que é explorada e variedade), indução do telespectador a um suspeito, clímax, desfecho.


E BOM TRABALHO....


2 comentários:

  1. Ju,
    Existe um remake de Psicose, de Gus Van Sant. Ele é terrível, mas algum aluno pode querer fazer uma comparação então estou te dando essa dica ta!?
    Ele é de 1998

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei as dicas .... Abraços.

    e Obrigadaaaaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir