Seguidores

segunda-feira, 19 de abril de 2010

contos para alunos de 9º ano

BOCA A BOCA


Para a execução deste trabalho, o aluno deverá ser capaz de:



 Fazer leitura global do texto;


 Caracterizar a estrutura do texto;


 Identificar as articulações temporais e lógicas responsáveis pela coesão textual;


 Apreciar recursos expressivos utilizados pelo autor da obra;


 Fazer associação com outros textos com a mesma temática da obra lida.



Proposta 1

Montar quadro comparativo entre os cinco contos do livro. A comparação deve considerar semelhanças e diferenças quanto aos seguintes aspectos:

 Enredo: situação inicial, clímax e desfecho;

 Perspectiva do narrador: observador ou personagem (citar elementos do texto que comprovem a resposta);

 Personagens (citar elementos do texto que comprovem a resposta);

 Tempo (citar elementos do texto que comprovem a resposta);

 Espaço (citar elementos do texto que comprovem a resposta).

Proposta 2

Conto: “Sax, interfone e fuga”

Produzir uma resenha crítica relacionando o que é narrado no conto com a vida das personagens Leo e Cris.

Proposta 3

Conto: “Bia, a bolsa e o bode”

Produzir texto expositivo levantando os inúmeros mal-entendidos que vão aparecendo na relação entre o personagem-narrador e Bia.

Proposta 4

Conto: “Romeu, Julieta e o diabo”

Produzir um texto argumentativo analisando o conto sob a perspectiva do tempo em que se passa a narrativa. Ainda com a mesma perspectiva temporal, comparar o conto com os outros que compõem a obra.

Proposta 5

Conto: “Praia, mulheres e pratos limpos”
Produzir texto argumentativo levantando características do narrador-personagem e sua relação com os amigos e com as mulheres.

Proposta 6

Conto: “O amor, o eletromagnetismo e o pão de batata”

Produzir texto argumentativo assinalando a passagem em que o narrador-personagem relaciona “amor e ciência”, revelando sua compreensão sobre o amor. Pontuar a posição da dupla em relação à opinião do narrador.

Proposta 7

Conto: “Sax, interfone e fuga”

Quem conta a história é Leo, o saxofonista. Contar a história sob o ponto de vista de outro personagem.

Proposta 8

Conto: “Bia, a bolsa e o bode”

Uma característica marcante do personagem desse conto é sua “teoria sobre o amor”. Produza um texto expondo o teor dessa teoria e a opinião da dupla sobre ela.

Proposta 9

Conto: “Romeu, Julieta e o diabo”

Relacionar, através de texto argumentativo, o conto à peça Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Proposta 10

Conto: “Praia, mulheres e pratos limpos”

Transcrever o poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade e produzir texto argumentativo defendendo e explicando a intertextualidade que há entre o conto e o poema.

Proposta 11

Conto: “O amor, o eletromagnetismo e o pão de batata”

Levantar elementos do texto que comprovem:

a) Amor platônico do narrador-personagem.

b) Críticas feitas pelo narrador-personagem ao consumo.

c) Conceitos científicos trazidos no texto.

Associar os conceitos científicos ao tema do conto.

Proposta 12

Relacionar, através de texto argumentativo, os contos da obra lida aos contos: Cinderela e Branca de Neve.

Proposta 13

Selecionar pelo menos cinco filmes que apresentem cenas de beijo imortalizadas pelo cinema. Listar os filmes e fazer sinopse de cada um deles. Associar o tema de cada filme escolhido à temática da obra de Ivan Jaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário