Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Portfólios de produção de texto

Os objetivos dos portfólios nas aulas e oficinas de produção de textos estão voltados para o diagnóstico dos problemas relacionados à escrita de cada aluno, que são identificados pela professora durante a correção dos textos e pelos alunos no momento da reescrita. Além disso, é possível que todos os elementos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem (professora, aluno e família) sejam capazes de perceber a evolução e o amadurecimento do aluno-escritor.

Percebo que a partir da monategm dos portfólios o momento da produção de textos que muitas vezes é encarado pelo aluno como obrigação entediante torna-se um dever agradável. Agradável porque ele possui uma pasta que revela todo o processo de sua aquisição de conhecimento do bimestre ou da etapa. 



Os portfólios armazenam aquilo que o aluno produziu de forma individual ou coletiva nas oficinas, ou seja, não há, no momento da produção, que sempre acontece em sala de aula, a interferência de um adulto (professora ou pais). É a verdade de cada aluno ou grupo de alunos (tanto no sentido do que realmente aprendeu quanto no sentido do sentimento que revela em cada texto) que se manifesta em palavras.

Eu adoro trabalhar com portfólios. São ferramentas fantásticas para o diagnóstico de problemas e manifestação de aprendizagem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário