Gêneros textuais em estudo:
Conto de enigma e conto de terror.
Antes da exibição do filme, estudamos os textos:
- A Faixa Manchada, de Arthur Conan Doyle; (conto de enigma)
- O Último Cuba Libre, de Marcos Rey; (conto de enigma)
- O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. (conto de terror)
Em seguida, assistimos ao filme Psicose, de Alfred Hitchcock
A seguir, disponibilizo algumas questões para análise do filme a partir dos conceitos de conto de enigma e conto de terror. As atividades foram direcionadas a alunos do 8º ano do ensino fundamental.
1) Analise e caracterize a personagem Marion Crane respondendo às questões propostas.
- Qual a importância da personagem para o desenvolovimento da narrativa?
- Como é possível ao público tomar conhecimento do que Marion sente durante a narrativa?
- Caracterize a personagem psicologicamente.
2) Explique a afirmativa: Na metade da trama, há mudanças em relação ao protagonismo, ao espaço e ao tempo narrativo.
3) A respeito de Norman Bates, responda:
- Há pistas ou indícios em seu comportamento que leve o público a concluir antes do fim da narrativa que Bates é um psicótico?
4) Relacione o filme Psicose aos textos lidos em sala de aula, estabelecendo diferenças e semelhanças quanto aos seguintes aspectos:
- Arma do crime;
- Vítima;
- Suspeitos;
- Culpado;
- Detetive;
- Motivo do crime.
5) Comente como o espaço onde se desenvolve a trama contribui para aumentar o suspense da narrativa.
6) Qual é o elemento surpresa apresentado no fim do suspense? A partir de sua resposta, justifique o título do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário