Seguidores

segunda-feira, 16 de março de 2009

O esteriótipo da escola pública

Passei o fim de semana envolvida com escolas. Meu filho teve aula no sábado. Às 7 da manhã estávamos todos lá parados em fila dupla (veja o paradoxo), felizes por nossos pequenos estarem bem dispostos em busca de algum conhecimento. Deixei-o em sua sala de aula e fui para minha escola com a sensação de dever cumprido.

Hoje, entre uma aula e outra,passei a refletir, após ouvir um debate no rádio, sobre os motivos que fazem com educação pública seja tão violentada por toda a sociedade, desde aqueles que não precisam dela até aqueles para quem a escola pública é a única opção de crescimento intelectual, passando, inclusive, por profissionais que nela atuam.

Onde, de fato, está o motivo para tanta rejeição? Qual a diferença entre o ensino público e privado já que a maioria dos profissionais que lecionam na rede particular o fazem também na rede pública? Os alunos, hoje em dia, estão todos mais ou menos iguais em termos de interesse e responsabilidade. O Estado financia o ensino público de forma razoável. Claro que há necessidade de um bom gestor a frente da ecola para que a verba disponibilizada seja usada de forma racional e objetiva atendendo às necessidades do alunado no sentido de proporcionar-lhes recursos pedagógicos inovadores. Então, onde está o problema? Por que o ensino público está tão deteriorado?

São essas as questões que me intrigam. Busco pelas respostas enquanto procuro aperfeiçoar a minha prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário