Seguidores

domingo, 17 de novembro de 2013

Minhas questões - Concordância do verbo Haver e análise de texto

Lago calcifica qualquer animal que mergulhe em suas águas
Pensa num filme de terror. Agora multiplica por mil e talvez dê algo parecido com a realidade no Lago Natron, na Tanzânia.
O fotógrafo Nick Brandt é conhecido por retratar as paisagens da África Oriental. Num belo dia, viajando pelo Lago Natron, ele notou uma coisa assustadora: haviam animais calcificados no local como se fossem estátuas, em perfeito estado de conservação.
Como as fotos demonstram, o lago tem “superpoderes”. O nome Natron não foi escolhido por acaso: é referência ao mineral natrão, também conhecido como o carbonato de sódio deca-hidratado, cuja presença dá a suas águas um teor alcalino absurdamente alto. Com um pH entre 9 e 10.5 e temperaturas que podem chegar a 60 °C, o lago só não é inóspito para uma espécie alcalina de tilápia que vive em suas profundezas e para os pequenos flamingos que mantêm seus ninhos às margens do lago.
Ou seja: se passar por ali, muito cuidado para não tropeçar, OK?


1) Após a análise do texto, da fonte, do público previsto e dos recursos morfossintáticos utilizados pelo autor, é correto afirmar que
a) as informações apresentadas são totalmente confiáveis não cabendo, por parte do leitor, nenhuma obrigação de seleção de outras fontes de pesquisa.
b) as imagens que compõem o texto ratificam a informação apresentada no título.
c) o autor estabelece com o leitor relação de distanciamento e usa, para isso, uma linguagem formal e objetiva.
d) os animais que aparecem nas fotos  são (ou foram) animais vivos que ficaram preservados no sal com natrão, fato que aconteceu instantaneamente, ao mergulharem no lago em busca de alimentos.
e) alguns seres vivos conseguem sobreviver em contato com a água do lago Natron já que são adaptados a ambientes salinos.

2) Imagine que esse texto tenha sido divulgado em uma rede social e que os leitores, ao comentarem as escolhas linguísticas feitas pelo autor, propuseram algumas correções gramaticais. Observe a postagem e os comentários:




O internauta que postou o comentário mais adequado em relação ao problema gramatical apresentado foi
a)Pedro Gomes.
b) Maria Elvira.
c) Jorge Lima.
d) Vânia Silva.
e) João Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário