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sábado, 19 de junho de 2010

Educação Física

(...) o professor de educação física cumpre um papel essencial, pois é ele o responsável pelo oferecimento de situações de aprendizagens que promovam o desenvolvimento motor competente de seus alunos. Tal tarefa exige a necessidade de revisar algumas noções que historicamente tem funcionado como norteadoras das ações pedagógicas da educação física escolar. Uma delas, certamente a mais determinante, é a prática pela prática, sem reflexão. A prática, quando entendida apenas como repetição mecânica, não leva o indivíduo ao planejamento da ação, ao intercâmbio de pontos de vistas, a conceitualização e a tantos outros elementos relevantes no ensino de educação física.

(...)Quantos alunos ainda hoje passam por um professor que só “rola a bola” e separa os grupos. Será que para esse tipo de intervenção é necessário um professor? Certamente não. Quando nos referimos a atuação de um professor construtivista com os jogos motores, estamos pensando em alguém que planeja, que se preocupa em oferecer as melhores situações de aprendizagem possíveis, que se preocupa com a participação de todos, que incentiva a relação entre as crianças, as diferentes formas de agrupamento e assim por diante.

Marcola – Professor de Educação Física

Veja o texto completo aqui.

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