Seguidores

sábado, 19 de junho de 2010

Eu digo NÃO aos "rola-bolas"

Para todos os profissionais da Educação Física que honram sua profissão, dentro ou fora das escolas públicas.

Desafios na Educação Física Escolar


By Fabiano on quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 16:32 , in educação física , 13 Comments

Antes da minha graduação eu já havia trabalho por 6 anos com Educação Física Escolar. Na época a profissão não era reconhecida e alguns cursos técnicos nos habilitavam a trabalhar nas escolas.

Lembro-me que durante esse período as orientadoras pedagógicas diziam que esperavam mais da Educação Física Escolar, queriam um conteúdo mais consistente, que não fosse apenas o esporte pelo esporte. Nas reuniões educacionais pouco se falava da Educação Física. Com pouca experiência e sem uma consistência em minha formação acaba não expondo minhas opiniões a cerca da disciplina. Alguns colegas de profissão também ficavam omissos nas reuniões. Comecei a perceber que uma grande parcela dos docentes eram o que chamamos de professores “rola bola”. Diversas vezes presenciei alunos jogando futebol sem nenhum contexto educacional enquanto o professor colocava o seu diário em dia. Evidente que na maioria das vezes utilizei o esporte e suas regras para fundamentar o meu trabalho, afinal era o que havia aprendido no curso técnico e considerava ser adequado naquele momento.

Ao ingressar no Ensino Superior, minha expectativa era verificar se o grau de conhecimento proporcionado especificamente pelas disciplinas dos esportes auxiliava na vida profissional dos que ingressavam no mercado de trabalho. Percebi que a cada novo semestre as metodologias dos esportes baseavam no princípio da aptidão física e aprendizagem motora (tradicionalista). Este fato me incomodava tanto que decidi realizar minha pesquisa de conclusão de curso com essa temática.

No sétimo e oitavo períodos, verificando o planejamento dos docentes, as ementas das disciplinas e seus currículos, cheguei à conclusão de que na Instituição pela qual me formei necessitava de uma reformulação urgente das disciplinas dos desportos. Com metodologias tradicionalistas e sem uma interdisciplinaridade entre os docentes, os futuros profissionais sairiam da graduação sem uma preparação consistente para as exigências da prática pedagógica na Educação Física Escolar. Mas será que devemos culpar somente a Universidade ou nós professores também temos uma parcela de culpa? Vale a reflexão.

Acredito que os espaços para aqueles que querem fazer do seu aluno um mero reprodutor de movimentos está se tornando cada vez mais escasso, mas é preciso que a sociedade e todos os profissionais da área que são comprometidos com o educar se posicionem diante dos absurdos que ainda existem nas escolas brasileiras. O professor de Educação Física Escolar deve estar ciente de suas responsabilidades, conhecer a dimensão e o alcance do seu saber.

Como cobrar dos Governos um respeito pela disciplina se os que atuam na área não se dão o respeito? “Rolar a bola” qualquer um faz, construir e reconstruir os saberes é privilégio para poucos.

Que profissional você quer ser? Pense, reflita e faça a sua escolha!




Obrigada pela autorização Fabiano, Blog do Faibis.`

Nenhum comentário:

Postar um comentário