Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

O diário de Anne Frank

Seguem atividades para trabalho com a obra O Diário de Anne Frank e com o Conteúdo Segunda Guerra Mundial. No Meu caso, trabalhei interdisciplinar com o professor  de Geografia. ( Eu, Língua Portuguesa ).

Anteriormente a estas questões trabalhamos com os filmes:


  • O pianista

  • Escritores da Liberdade


Quinta-feira, 1 de Outubro de 1942

Querida Kitty:

Ontem passei um susto terrível. Às oito tocou a campainha e eu já estava a imaginar o pior. Já sabes o que quero dizer com isto. Mas todos disseram que aquilo deviam ter sido garotos, e eu acalmei.

Os dias estão se tornando muito sossegados, por aqui. Lewin, um pequeno judeu, químico e farmacêutico, trabalha agora para o Sr. Kraler, na cozinha. Conhece muito bem o prédio todo, e por isso mesmo, estamos sempre com medo que lhe dê na veneta ir espiar o antigo laboratório. Temos de nos manter absolutamente quietos.

Questão 1

Contextualize a situação retratada por Anne Frank no trecho acima.

Questão 2

Anne Frank equivoca-se ao demonstrar tanto medo de que Lewin descobrisse seu esconderijo, afinal ele também era um judeu e jamais seria uma ameaça àqueles que se mantinham escondidos no Anexo Secreto.

Você concorda com a afirmativa acima? Justifique seu posicionamento.

Questão 3

Sexta-feira, 14 de agosto de 1942
Querida Kitty

(...)

E o Sr. van Daan contou:

-Segunda-feira, às nove horas da manhã, o Sr. Goudsmit telefonou-me para ir ter com ele. Mostrou-me o papelinho que vocês tinham deixado ficar (para ele levar o gato ao vizinho). Ele tinha um medo terrível de que a polícia revistasse a casa e, por isso, limpamos um bocado a mesa. De repente descobri no calendário em cima da escrivaninha da Sra. Frank um apontamento com uma direção qualquer em Maastricht. Eu sabia este "desleixo" intencional, mas fingi-me admirado e assustado e pedi ao Sr. Goudsmit para, com toda a urgência, queimar aquele malfadado papel. Ao mesmo tempo ia dizendo que não fazia a menor ideia da vossa intenção de desaparecer. De repente foi como se se fizesse luz no meu espírito.

- Sr. Goudsmit -, disse, - agora estou a perceber o que quer dizer essa direção. Há mais ou menos meio ano apareceu-nos no escritório um oficial alemão de alta patente, um amigo de infância do Sr. Frank. Ora, esse oficial prometeu ao Sr. Van Daan ajudá-lo se ele, um dia, estivesse em perigo aqui. E esse oficial estava precisamente sediado em Maastricht! Suponho que cumpriu a promessa e que levará os Franks à Bélgica e de lá para junto dos

parentes deles na Suíça. Pode contar isso aos amigos que perguntem pelos Franks, mas não mencione Maastricht, por favor. Depois fui-me embora. A história correu e até já me

foi contada a mim próprio por várias vezes, segundo esta mesma versão. Achamos a coisa deliciosa e rimo-nos ainda bastante da força de imaginação de algumas pessoas! O Sr. van Daan contou que uma família pensava ter-nos visto quando partimos de bicicleta de manhã cedo, todos juntos. Uma outra senhora sabia categoricamente que um automóvel militar nos foi buscar em plena noite.

Tua Anne

a) Comente a astúcia do Sr. Van Daan e os motivos que levaram os Frank a forjarem uma mensagem antes de fugirem para o Anexo Secreto.
b) Retire do texto um trecho que revele do que a família de Anne Frank tinha medo.
Questão 4

Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos. O termo tem várias aplicações e usos, o que muitas vezes provoca confusões em relação ao significado. A xenofobia como preconceito acontece quando há aversão em relação à raça, cultura, opção sexual.
Com foco no conceito XENOFOBIA, escreva um parágrafo informativo/argumentativo fazendo um paralelo entre as obras estudadas no bimestre:
• O pianista

• O diário de Anne Frank

• Escritores da liberdade



Um comentário: